Retenção ou retensão

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra retenção se refere ao ato de reter, ou seja, conservar, prender, segurar e memorizar. A palavra retensão se refere a uma nova tensão.

A palavra retenção tem sua origem na palavra em latim retentione, tendo a parte final da palavra sofrido evolução para ção. O sufixo –ção é um sufixo nominal que se junta a um verbo para dar origem a um substantivo. Sugere a ação ou o resultado da própria ação. Neste caso se juntou ao verbo reter para dar origem ao substantivo retenção. Além disso, no português, os verbos derivados dos verbos ter e torcer formam substantivos com ç.

Exemplos:
Estou fazendo uma dieta para combater a retenção de líquidos.
Minha capacidade de retenção de informação melhora a cada dia que passa.
Foi ordenada a retenção da mercadoria na alfândega.

A palavra retensão é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado o prefixo re- ao substantivo tensão, alterando o sentido do mesmo. O prefixo re- é de origem latina e significa uma repetição. Retensão é um substantivo comum feminino e se refere a uma nova tensão, muito forte e intensa.

Exemplo:
A retensão elétrica pode ser causada por uma corrente elétrica muito grande.

As palavras retenção e retensão apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: retenção/retensão, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser,…

Palavras Relacionadas: retenção, retensão.

Dúvidas Relacionadas

« Restruturação ou reestruturação « Retenção ou retensão » Reteve ou reteu »