Rendável ou rentável

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. São palavras sinônimas. Podemos utilizar os adjetivos rentável e rendável sempre que quisermos referir alguma coisa que é lucrativa, ou seja, que produz lucro ou renda. Assim, rentável e rendável são palavras sinônimas de: lucrativo, rendoso, proveitoso, frutuoso, fecundo, frutífero, profícuo, produtivo, entre outros. A palavra rentável é a mais utilizada pelos falantes, sendo a mais socialmente aceita.

A palavra rentável é uma adaptação da palavra em inglês rentable, devendo assim ser escrita com t na segunda sílaba. A palavra rendável é formada a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo –vel à palavra renda: renda + -vel, devendo assim ser escrita com d na segunda sílaba.

Exemplos:

  • Este negócio nunca será rentável.
  • Este negócio nunca será rendável.
  • Esta parceria será rentável para minha empresa.
  • Esta parceria será rendável para minha empresa.

Rentável e rendável são adjetivos de dois gêneros, ou seja, uniforme, apresentando a mesma forma no gênero masculino e no gênero feminino: a situação rentável/a situação rendável, o negócio rentável/o negócio rendável. Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –l são adjetivos uniformes: rentável, rendável, cognoscível, possível, fluvial, amável, azul, fiel, cordial, banal,…

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas. 

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também