Relampejar ou relampear

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os verbos relampejar ou relampear sempre que quisermos referir o ato de ocorrer relâmpagos, bem como o ato de passar ou brilhar repentinamente, como se fosse um relâmpago. O verbo relampejar é tido como o mais correto e socialmente aceite, sendo o mais utilizado pelos falantes.

Exemplo:
Ninguém vai sair de casa enquanto não parar de relampejar.
Ninguém vai sair de casa enquanto não parar de relampear.

Hoje está relampejando muito!
Hoje está relampeando muito!

Seus olhos relampejavam de alegria quando soube que era a campeã do torneio.
Seus olhos relampeavam de alegria quando soube que era a campeã do torneio.

As palavras relampejar e relampear são formadas a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Em relampejar temos a palavra relampo mais o sufixo -ejar: relampo + -ejar. Em relampear temos a palavra relampo mais o sufixo –ear: relampo + -ear. Os sufixos –ejar e -ear são sufixos verbais e formam um verbo a partir de um substantivo.

Fique sabendo mais!
Existem ainda outros verbos sinônimos de relampejar e relampear que, embora com menor uso, significam o mesmo, como relampaguear, relampar, relampadear, relampadejar e relampadar.

Exemplos:
Já parou de relampejar?
Já parou de relampear?
Já parou de relampaguear?
Já parou de relampar?
Já parou de relampadear?
Já parou de relampadejar?
Já parou de relampadar?

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras Relacionadas: relampejar, relampear

Dúvidas Relacionadas

« Rejeitar ou regeitar « Relampejar ou relampear » Renegar ou relegar »