Reitero ou reintero

A forma correta de escrita da palavra é reitero. A palavra reintero está errada. Reitero é a forma conjugada do verbo reiterar na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu reitero. Devemos utilizar o verbo reiterar sempre que quisermos referir que alguma coisa foi repetida, que foi feita ou dita outra vez. É sinônimo de iterar, refazer, renovar, repisar, repetir, entre outras.

A palavra reiterar tem sua origem na palavra latina reiterare, devendo assim ser escrita sem n na primeira sílaba, apenas com o ditongo ei. Todas as formas conjugadas do verbo reiterar deverão ser igualmente escritas sem n, bem como todas as palavras cognatas do verbo.

Exemplos:
Palavras da família: reiterar, reiterado, reiteração, reiterativo, …
Verbo reiterar – Presente do Indicativo:
(Eu) reitero
(Tu) reiteras
(Ele) reitera
(Nós) reiteramos
(Vós) reiterais
(Eles) reiteram

Exemplos:
Reitero a importância do exercício físico para nossa saúde.
Se for preciso, reitero tudo que disse anteriormente.

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de reitero, erradamente se pronuncia um n depois da primeira sílaba.

Este mesmo erro de pronúncia também se verifica em outras palavras começadas pela sílaba rei, como é o exemplo de reivindicar. Erradamente se pronuncia reinvindicar, quando o ditongo ei não é seguido pela consoante n.

Palavra Relacionada: reiterar.

Dúvidas Relacionadas