Rebuliço ou reboliço

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. São palavras com significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. A palavra rebuliço se refere a uma grande confusão, desordem, agitação, desentendimento. Pode significar também um conjunto de pessoas agitadas. A palavra reboliço se refere a alguma coisa que rebola, tendo a forma de um rebolo, ou seja, de uma pedra redonda.

O substantivo comum masculino rebuliço é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado o prefixo re- ao substantivo bulício, alterando o sentido do mesmo. O prefixo re- é de origem latina e significa uma repetição.

Exemplos:
Os alunos daquela turma passam os dias num enorme rebuliço.
Os cortes nos salários causaram um grande rebuliço entre os trabalhadores.

O adjetivo reboliço é uma palavra formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra, alterando o sentido da mesma. Neste caso temos o verbo rebolir mais o sufixo –iço. O sufixo –iço é um sufixo nominal que forma adjetivos a partir de verbos e indica a qualidade ou o estado de alguma coisa ou de alguém.

Exemplos:
Aquele objeto reboliço rolou pela ladeira.
A menina tem um andar reboliço.

As palavras rebuliço ou reboliço são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: rebuliço/reboliço, destratar/distratar, aprender/apreender, soar/suar, despercebido/desapercebido, entre outras.

Palavras Relacionadas: rebuliço, reboliço.

Dúvidas Relacionadas

« Reaveram, reaviram ou reouveram « Rebuliço ou reboliço » Recauchutar ou recauxutar »