Quisesse ou queresse

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é quisesse. A palavra queresse está errada. Quisesse é a forma conjugada do verbo querer no pretérito imperfeito do subjuntivo, na 1ª ou 3ª pessoa do singular. O verbo querer se refere, principalmente, ao ato de ter intenção, vontade ou desejo de alguma coisa. Contudo, sendo um verbo muito utilizado pelos falantes, possui uma grande variedade de significados: desejar, ansiar, pretender, tencionar, exigir, ordenar, necessitar, amar, estimar, preferir, anuir, consentir, …

O verbo querer tem sua origem na palavra em latim quaerere e é um verbo irregular, ou seja, não se encaixa nos modelos fixos de conjugação verbal, possuindo alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. No pretérito imperfeito do indicativo, por exemplo, o verbo querer mantém o radical quer- quando conjugado. Contudo, no pretérito imperfeito do subjuntivo, há alteração do radical quer- para quis-.

Pretérito imperfeito do indicativo:
(Eu) quer + ia = queria
(Tu) quer + ias = querias
(Ele) quer + ia = queria
(Nós) quer + íamos = queríamos
(Vós) quer + íeis = queríeis
(Eles) quer + iam = queriam

Pretérito imperfeito do subjuntivo:
(Se eu) quis + esse = quisesse
(Se tu) quis + esses = quisesses
(Se ele) quis + esse = quisesse
(Se nós) quis + éssemos = quiséssemos
(Se vós) quis + ésseis = quisésseis
(Se eles) quis + essem = quisessem

Exemplos:
Se eu quisesse sua ajuda, teria pedido.
Se ele quisesse, teria sido mais simpático.
Sua mãe disse que viria apenas se você quisesse.

Atenção!
Os verbos querer e pôr, que não têm z no infinitivo, deverão ser sempre conjugados com s. Na língua portuguesa, apenas os verbos que têm z na sua forma infinitiva deverão ser conjugados com z, tal como dizer (dizia), fazer (fizeram), trazer (traz).

Fique sabendo mais!
Podemos verificar esse mesmo erro de conjugação no pretérito imperfeito do subjuntivo em outros verbos irregulares, como: mantesse em vez de mantivesse, detesse em vez de detivesse, retesse em vez de retivesse,…

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também