Predeterminado ou pré-determinado

A forma correta de escrita da palavra é predeterminado. A palavra pré-determinado está errada. Sempre que quisermos referir alguma coisa que se estabeleceu antecipadamente, sendo determinada de antemão, devemos utilizar o adjetivo predeterminado.

Exemplos:

  • Ficou predeterminado que os homens seriam responsáveis pela organização do jogo.
  • Todas as tarefas ficaram predeterminadas, assim não haverá confusões.

Predeterminado é o particípio do verbo predeterminar, formado a partir de composição por justaposição, ou seja, dois vocábulos que se unem numa só palavra: pre + determinar, sem que haja alteração desses elementos formadores. O particípio permite a formação de tempos verbais compostos e transmite a noção da conclusão da ação verbal, ou seja, o estado da ação depois de terminada.

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, se utiliza o hífen com os prefixos pró-, pós- e pré-, quando tônicos e autônomos da segunda palavra.
Exemplos: pós-graduação, pré-fabricado, pró-vida,…

Quando os prefixos pro-, pos- e pre- forem átonos e não forem autônomos da segunda palavra, não se emprega o hífen. Ocorre a justaposição do prefixo com o outro elemento, ou seja, formam uma só palavra.
Exemplos: predeterminar, pospor, propor, prever,…

Palavra Relacionada: predeterminado.

Dúvidas Relacionadas

« Precursor ou percursor « Predeterminado ou pré-determinado » Preoculpar ou preocupar »