Pousar ou posar

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra pousar significa colocar, aterrissar, descansar. A palavra posar significa fazer pose.

Pousar tem sua origem na palavra em latim pausare, tendo sofrido evolução de au para ou. Este verbo se refere ao ato de pôr alguma coisa que está suspensa numa superfície, ou seja, encontrar um pouso. Assim, nas diferentes situações, significa colocar, aterrissar, assentar, apoiar. Também se usa o verbo pousar com significado de descansar, morar, pernoitar, se hospedar.

Posar tem sua origem na palavra francesa poser e se refere ao ato de fazer pose, ou seja, servir de modelo para uma fotografia, escultura, pintura,… Também se usa o verbo posar com significado de assumir uma atitude e caráter diferentes para impressionar alguém.

Exemplos:
Pousar:
O avião pousou na hora prevista.
Vou pousar o lápis e o caderno em cima da mesa.
Tenho os pés bem pousados no chão.
Você não quer pousar esta noite aqui em casa?

Posar:
A modelo posou para a fotografia.
Preciso de um modelo que pose para minha pintura.
Vai continuar posando de bonzinho?

As palavras pousar e posar são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: pousar/posar, discriminar/descriminar, retificar/ratificar, cumprimento/comprimento, precedente/procedente, descrição/discrição, entre outras.

Palavras Relacionadas: pousar, posar

Dúvidas Relacionadas

« Poupar ou polpar « Pousar ou posar » Prache ou praxe »