Pobríssimo ou paupérrimo

As palavras pobríssimo e paupérrimo existem e são formas corretas do grau superlativo absoluto sintético do adjetivo pobre. Devem, contudo, se adequar ao tipo de discurso, ou seja, se formal (paupérrimo) ou se informal (pobríssimo). Referem-se a uma pessoa ou a alguma coisa ou situação muito pobre, extremamente pobre.

No português, a principal regra de formação do grau superlativo absoluto sintético dos adjetivos é a junção do sufixo –íssimo. Assim é formada a palavra pobríssimo: pobre+íssimo. Deverá ser utilizada numa linguagem informal.

A palavra paupérrimo tem sua origem na palavra em latim pauperrimu, sendo a forma erudita do grau superlativo absoluto sintético do adjetivo pobre. Existem diversos adjetivos que apresentam uma forma alatinada erudita de formação do grau superlativo: paupérrimo, macérrimo, celebérrimo, … Deverá ser utilizada numa linguagem formal.

Exemplos:
Aquela família é pobríssima.
Aquela família é paupérrima.

Este país é pobríssimo em recursos naturais.
Este país é paupérrimo em recursos naturais.

Atenção!
A palavra pobríssimo não se encontra presente no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Contudo, aparece em vários compêndios gramaticais e dicionários conceituados, como Houaiss, Michaelis, Aulete.

Palavras Relacionadas: pobríssimo, paupérrimo.

Dúvidas Relacionadas

« Pobresa ou pobreza « Pobríssimo ou paupérrimo » Pode ou pôde »