Pluvial ou fluvial

As palavras pluvial e fluvial existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Pluvial se refere a algo relativo à chuva, que provém da chuva. Fluvial se refere a algo relativo aos rios, próprio dos rios ou que vive nos rios.

A palavra pluvial tem sua origem na palavra latina pluvialis, devendo assim ser escrita com pl. É sinônima de pluviátil, chovediço, chovedio, chuvoso e pluvioso. Pode significar ainda uma capa usada por bispo ou sacerdote, chamada também de capa de asperges ou capa magna.

Exemplos:
É muito alto o índice de precipitação numa floresta pluvial.
Foi construído um esgoto pluvial para armazenar a água da chuva.

A palavra fluvial tem sua origem na palavra latina fluvialis, devendo assim ser escrita com fl. É sinônima de fluminense, flumíneo, fluviátil e fluviano.

Exemplos:
A piranha é um peixe fluvial.
Muitos utilizam diariamente transportes fluviais.

Fluvial e pluvial são adjetivos uniformes que apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino: água pluvial/reservatório pluvial e água fluvial/reservatório fluvial. Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –l são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: pluvial, fluvial, amável, azul, fiel, cordial, banal,…

As palavras fluvial e pluvial são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: fluvial/pluvial iminente/eminente, retificar/ratificar, cumprimento/comprimento, precedente/procedente, descrição/discrição, entre outras.

Palavras Relacionadas: pluvial, fluvial.

Dúvidas Relacionadas

« Plural de vírus « Pluvial ou fluvial » Pobresa ou pobreza »