Plural de segunda-feira

O plural da palavra segunda-feira é segundas-feiras.

Na segunda-feira eu janto com minha mãe.
Todas as segundas-feiras eu janto com minha mãe.

Exemplos:
Meu filho tem aula de piano nas segundas-feiras.
Nas segundas-feiras é sempre mais difícil levantar e ir trabalhar.

Na língua portuguesa existem dois números gramaticais: o singular e o plural. O singular se refere a só um ser e o plural se refere a dois ou mais seres.

A principal regra de formação do plural é acrescentar s à palavra no singular, ou seja: menina/meninas, casaco/casacos, mãe/mães,… Esta regra diz respeito, principalmente, aos substantivos simples terminados em vogal.

Relativamente aos substantivos compostos, que são formados por mais do que um radical, existem várias regras para a formação do plural. Pode ser feito pela flexão dos dois elementos que formam a palavra, apenas pela flexão do primeiro elemento que forma a palavra, apenas pela flexão do segundo elemento que forma a palavra ou pela não flexão dos elementos, se mantendo invariável.

Segunda-feira é uma palavra formada através de composição por justaposição. Ou seja, ocorre a formação de uma nova palavra partindo da junção de duas ou mais palavras: segunda + feira. Segunda é um numeral e feira é um substantivo, ambos pertencentes à classe das palavras variáveis e flexionáveis. Uma das regras de formação do plural dos substantivos compostos afirma que os substantivos compostos formados por palavras variáveis (adjetivos, substantivos, pronomes, numerais) fazem seu plural pela flexão de todas as palavras.
Exemplos: segundas-feiras, matérias-primas, couves-flores, guardas-noturnos, primeiras-damas,...

Tal como acontece na palavra segunda-feira, em todos os restantes dias da semana há a flexão dos dois elementos das palavras no plural: terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.

Fique sabendo mais!
Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio, permanecendo assim o hífen na palavra segunda-feira. Além disso, o Novo Acordo Ortográfico afirma também que os dias da semana deverão ser escritos com letra minúscula e não com letra maiúscula: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira,...

Palavra Relacionada: segunda-feira

Dúvidas Relacionadas

« Plural de sabão « Plural de segunda-feira » Plural de sênior »