Plural de pôr do sol

O plural da palavra pôr do sol é pores do sol.

Foi o mais lindo pôr do sol que eu já vi.
Foram os mais lindos pores do sol que eu já vi.

Exemplos:
Daqui consigo ver os mais bonitos pores do sol do mundo!
Já assistimos juntos a vários pores do sol.
Nas minhas viagens, vi pores do sol em diferentes países.

Na língua portuguesa existem dois números gramaticais: o singular e o plural. O singular se refere a só um ser e o plural se refere a dois ou mais seres.

A principal regra de formação do plural é acrescentar s à palavra no singular, ou seja: menina/meninas, casaco/casacos, mãe/mães,…Esta regra diz respeito, principalmente, aos substantivos simples terminados em vogal.

Relativamente aos substantivos compostos, que são formados por mais do que um radical, existem várias regras para a formação do plural. Pode ser feito pela flexão dos dois elementos que formam a palavra, apenas pela flexão do primeiro elemento que forma a palavra, apenas pela flexão do segundo elemento que forma a palavra ou pela não flexão dos elementos, se mantendo invariável.

No caso da palavra pôr do sol, a palavra pôr não é considerada um verbo porque se encontrar substantivada. Assim, a formação do plural da palavra pôr do sol obedece à regra de formação das palavras compostas unidas pela preposição de onde apenas a primeira palavra vai para o plural.

Exemplos: pôr do sol/pores do sol; pé de moleque/pés de moleque; pão de ló/pães de ló; ...

Palavra Relacionada: pôr do sol.

Dúvidas Relacionadas