Plural de ar-condicionado

O plural da palavra ar-condicionado é ares-condicionados.

Vou aproveitar esta promoção e comprar um ar-condicionado.
Vou aproveitar esta promoção e comprar dois ares-condicionados.

Exemplos:
Vou ligar todos os ares-condicionados do escritório porque já não aguento este calor!
Você não quer comprar logo dois ares-condicionados? Eles estão em promoção.

Na língua portuguesa existem dois números gramaticais: o singular e o plural. O singular se refere a só um ser e o plural se refere a dois ou mais seres.

A principal regra de formação do plural é acrescentar s à palavra no singular, ou seja: menina/meninas, casaco/casacos, mãe/mães,…Esta regra diz respeito, principalmente, aos substantivos simples terminados em vogal.

Relativamente aos substantivos compostos, que são formados por mais do que um radical, existem várias regras para a formação do plural. Pode ser feito pela flexão dos dois elementos que formam a palavra, apenas pela flexão do primeiro elemento que forma a palavra, apenas pela flexão do segundo elemento que forma a palavra ou pela não flexão dos elementos, se mantendo invariável.

Ar-condicionado é uma palavra formada através de composição por justaposição. Ou seja, ocorre a formação de uma nova palavra partindo da junção de duas ou mais palavras: ar + condicionado. Ar é um substantivo e condicionado é um adjetivo, ambos pertencentes à classe das palavras variáveis e flexionáveis. Uma das regras de formação do plural dos substantivos compostos afirma que os substantivos compostos formados por palavras variáveis (adjetivos, substantivos, pronomes, numerais) fazem seu plural pela flexão de todas as palavras.
Exemplos: ares-condicionados, matérias-primas, quintas-feiras, couves-flores, guardas-noturnos, primeiras-damas,...

Palavra Relacionada: ar-condicionado.

Dúvidas Relacionadas

« Plural de anão « Plural de ar-condicionado » Plural de arroz »