Mostrar ou amostrar

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os verbos mostrar e amostrar sempre que quisermos referir o ato de apresentar, exibir, indicar, revelar. O verbo mostrar é tido como o mais correto e socialmente aceito, sendo o mais utilizado. O verbo amostrar, embora com um uso mais popular, aparece em dicionários como sendo o mesmo que mostrar. Por desconhecimento, muitas pessoas o consideram errado.

Os verbos mostrar e amostrar têm sua origem na palavra em latim monstrare. A palavra amostrar é ainda formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente. Neste caso temos o prefixo a- mais o verbo mostrar: a- + mostrar.

O prefixo a-, no verbo amostrar, funciona como um elemento protético, ou seja, um elemento com valor expletivo que não provoca qualquer alteração de sentido, não trazendo nenhuma nova ideia ou significado à palavra mãe. É utilizado apenas como apoio fonético sendo, assim, dispensável.

Exemplos:

  • Vou mostrar para todos que sou capaz.
  • Vou amostrar para todos que sou capaz.
  • Sua atitude indelicada mostra que ainda está chateado comigo.
  • Sua atitude indelicada amostra que ainda está chateado comigo.
  • Mostre como se resolve esta equação, por favor.
  • Amostre como se resolve esta equação, por favor.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Fique sabendo mais!
Embora o verbo amostrar seja o menos aceito, o mesmo não acontece com os substantivos cognatos amostra e amostragem, frequentemente utilizados pelos falantes. 

Palavras Relacionadas: mostrar, amostrar.

Dúvidas Relacionadas