Mal feito ou mau feito

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da expressão é mal feito. A expressão mau feito está errada. Devemos utilizar mal feito sempre que quisermos referir que alguma coisa não foi feita com cuidado e esmero.

A forma mais fácil e eficaz de usarmos corretamente mau e mal é pela oposição, ou seja, utilizando seus antônimos e vendo qual está correto na frase. Mal é antônimo de bem e mau é antônimo de bom.

Seu trabalho está mal feito. (Oposição: bem feito) – Certo!
Seu trabalho está mau feito. (Oposição: bom feito) – Errado!

Mau e mal

Mau é um adjetivo e se refere a alguém ou alguma coisa ruim, desagradável, estragado, inferior e inconveniente.

Mal pode ser um substantivo comum, uma conjunção ou um advérbio. Como substantivo se refere a uma calamidade, dano, desgraça. Como conjunção tem sentido de assim que. Como advérbio se refere a alguma coisa feita incorretamente, insuficientemente, defeituosamente.

Quer saber mais sobre quando usar mal e mau? Assista ao vídeo e esclareça todas as suas dúvidas!

Atenção: malfeito 

Existe também a palavra malfeito, escrita de forma junta, que pode ser um adjetivo com significado de defeituoso e imperfeito ou um substantivo masculino com significado de dano e malefício, bem como de bruxaria e feitiço.

Adjetivo: Seu rosto malfeito se deve a uma queimadura com água quente. 
Substantivo: Suas más atitudes causaram um grande malfeito.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também