Má-criação ou malcriação

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, sendo palavras sinônimas. A palavra má-criação é a forma preferencial, sendo considerada por muitos como a mais correta. A palavra malcriação é a mais utilizada pelos falantes e, embora rejeitada por muitos dicionários e estudiosos da língua, está reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. 

Exemplos:

  • Quanta má-criação!
  • Quanta malcriação!
  • Não sei como lidar com a má-criação de meu filho.
  • Não sei como lidar com a malcriação de meu filho.

Segundo as regras morfossintáticas do português, os adjetivos modificam substantivos e os advérbios modificam verbos. Assim, a palavra má-criação é considerada pelos puristas como a mais correta, por ser formada pela junção do adjetivo má com o substantivo criação. Já a palavra malcriação é preterida, por ser considerado um erro a junção do advérbio mal com o substantivo criação.

Contudo, a formação da palavra malcriação não segue essas regras, tendo ocorrido a junção do sufixo –ção ao adjetivo malcriado: malcriado + -ção. Este adjetivo respeita a formação de advérbio modificando um verbo, neste caso o particípio do verbo criar: mal + criado: malcriado. O mesmo acontece em outras palavras, como: malformação, malcriadez, malquerença, malsonância, malfeitoria,…

Assim, má-criação e malcriação se referem a uma atitude grosseira e indelicada, sendo sinônimas de indelicadeza, grosseria, insolência, descortesia, má-educação, estupidez, aspereza, incivilidade e malcriadez, entre outras.

Fique sabendo mais!
O plural de má-criação pode ser má-criações ou más-criações. O plural de malcriação é malcriações.

 

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também