Longe ou lonje

A forma correta de escrita da palavra é longe. A palavra lonje está errada. Devemos utilizar a palavra longe sempre que quisermos referir uma distância muito grande ou algo que está muito afastado no espaço e no tempo, sendo sinônima de distanciado, afastado, longínquo, distante, remoto, desviado, extremo, apartado, arredado, retirado, recuado, entre outras. No plural, pode indicar tudo aquilo que está no segundo plano de um quadro, bem como vestígios, parecenças e pressentimentos. Esta palavra é usada ainda como uma interjeição indicando repulsa, rejeição e repugnância.

Exemplos:
Minha casa fica muito longe daqui.
Ele atirou a bola bem longe.
Vejo uns longes de minha mãe no rosto de minha filha.
Tenho meus longes de que tudo mudará em pouco tempo.

A palavra longe tem sua origem na palavra em latim longe, devendo assim ser escrita com g e não com j. Também com g deverão ser escritas as palavras da mesma família de longe, como longevo, longevidade e longínquo.

Longe pode ser um advérbio ou um adjetivo de dois gêneros, ou seja, uniforme, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: os séculos longes/as décadas longes. Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes: longe, ciente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

A troca entre g e j é um erro muito comum na língua portuguesa, se devendo ao fato das consoantes g e j representarem o mesmo fonema quando formam sílaba com a vogal i e com a vogal e: ge/je ou gi/ji.
Palavras com g: longe, tigela, tangerina, gengiva, rabugento,…
Palavras com j: gorjeta, traje, lojista, hoje, …

Palavra Relacionada: longe.

Dúvidas Relacionadas