Imprescindível ou imprecindível

A forma correta de escrita da palavra é imprescindível. A palavra imprecindível está errada. Devemos utilizar o adjetivo imprescindível sempre que quisermos referir alguém ou alguma coisa que não se pode prescindir, que é indispensável e insubstituível.

A palavra imprescindível é formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Assim, temos o prefixo im- mais o adjetivo prescindível.

As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. O prefixo im- (ou in-) é de origem latina e significa uma negação ou privação.

A palavra prescindível é formada a partir do verbo prescindir que por sua vez tem sua origem na palavra em latim praescindere, devendo assim ser escrito com s depois de pre. Também assim deverão ser escritas todas as palavras cognatas de imprescindível, bem como todas as formas conjugadas do verbo prescindir.

Exemplos:
Palavras da mesma família: imprescindível, prescindível, prescindir, imprescindibilidade,…
Verbo prescindir – Presente do indicativo:
(Eu) prescindo
(Tu) prescindes
(Ele) prescinde
(Nós) prescindimos
(Vós) prescindis
(Eles) prescindem

Exemplos:
É imprescindível que você vá ao médico ainda hoje.
Você é uma pessoa imprescindível em minha vida!
Nos dias de festa são imprescindíveis comemorações com champanhe.

A palavra imprescindível é um adjetivo uniforme porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (a atitude imprescindível / o comportamento imprescindível).

Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –l são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: imprescindível, pluvial, fluvial, amável, azul, fiel, cordial, banal,…

Palavra Relacionada: imprescindível.

Dúvidas Relacionadas

« Implantar ou implementar « Imprescindível ou imprecindível » Impressão ou empressão »