Imergir ou emergir

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, são palavras antônimas. Seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra imergir significa, principalmente, afundar alguma coisa em líquido e a palavra emergir significa, principalmente, elevar algo acima do nível da água.

Imergir tem sua origem na palavra em latim immergere e se refere ao ato de afundar alguma coisa em um líquido, submergir, mergulhar. Também se usa com significado de se introduzir em algum lugar ou ficar absorvido por alguma coisa.

Emergir tem sua origem na palavra em latim emergere e se refere ao ato de se elevar acima do nível da água, subir, vir à tona. Também se usa com significado de aparecer e de se manifestar, tornando-se compreensível.

Exemplos:
Imergir:
Vamos tentar impedir este carro de imergir ainda mais para dentro do lago.
Convidamos que visitem esta exposição e venham imergir neste mundo mágico.

Exemplos:
Emergir:
Os mergulhadores irão emergir após uma hora de exploração do fundo do mar.
Aquele país irá emergir como uma grande potência econômica.

Os verbos imergir e emergir são escritos de forma parecida e são pronunciados de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: imergir/emergir, diferido/deferido, discriminar/descriminar, iminente/eminente, retificar/ratificar, cumprimento/comprimento, precedente/procedente, entre outras.

Fique sabendo mais!
Na língua portuguesa, os prefixos i-, in-, im- implicam sempre um movimento para dentro e os prefixos e-, ex- implicam sempre um movimento para fora.

Palavras Relacionadas: imergir, emergir.

Dúvidas Relacionadas