Hilário ou ilário

A forma correta de escrita da palavra é hilário. A palavra ilário está errada. Devemos utilizar o adjetivo hilário sempre que quisermos referir alguma coisa ou alguém que provoca riso e alegria. Assim, hilário é sinônimo de hilariante, divertido, hílare, risível, cómico, engraçado, burlesco, entre outros. Hilário pode se referir também a alguma coisa relacionada com o hilo, uma saliência num órgão por onde penetram vasos e nervos. Neste sentido é sinônimo de hilar.

A palavra hilário pode ter sua origem na palavra latina hilaris, do grego hilaros, que significa alegre. Pode ainda ser formada a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, o sufixo nominal –ário é acrescentado à palavra hilo: hilo + - ário. O sufixo –ário é um sufixo nominal que se junta a um substantivo para dar origem a outro substantivo. Indica, principalmente, uma ocupação ou ofício. Neste segundo sentido se refere ao hilo.

Assim, a palavra hilário deve ser escrita com h e também com h deverão ser escritas todas as palavras de sua família: hílare, hilariante, hilariar, hilaridade, hilária, …

Exemplos:
A peça de teatro que assistimos foi hilária!
Isto foi hilário, nem consigo parar de rir!
Ele é hilário, está sempre contando piadas!

Fique sabendo mais!
A palavra hilária pode significar também uma planta da família das gramíneas.
Hilário pode ser um nome próprio, como Hilário de Gouveia, um dos pioneiros da oftalmologia no Brasil.

Palavra Relacionada: hilário.

Dúvidas Relacionadas

« Hilaridade ou hilariedade « Hilário ou ilário » Hipocrisia ou hipocresia »