Hesitar, exitar ou esitar

A forma correta de escrita da palavra é hesitar, em se tratando de um verbo com significado de ficar indeciso, demonstrando insegurança, dúvida e incerteza, bem como de se exprimir de forma pouco clara. A palavra exitar está correta, embora ainda não seja unanimemente aceita, aparecendo em alguns dicionários com o significado de ter êxito. A palavra esitar está errada.

O verbo hesitar tem sua origem na palavra em latim haesitare, devendo assim ser escrito com h inicial e com s na segunda sílaba. Também desta forma deverão ser escritas todas as formas conjugadas deste verbo e todas as palavras cognatas de hesitar, como hesitação e hesitante. Hesitar é sinônimo de vacilar, tremular, oscilar e duvidar, bem como de gaguejar, titubear e balbuciar.

Verbo hesitar - presente do indicativo:
(Eu) hesito
(Tu) hesitas
(Ele) hesita
(Nós) hesitamos
(Vós) hesitais
(Eles) hesitam

Exemplos:

  • Eu hesitei na hora de confrontar meu irmão.
  • Ela estava de dieta mas não hesitou em pedir um cachorro-quente.
  • Hesitei em aceitar o convite de casamento do meu antigo namorado.

Fique sabendo mais!
O verbo exitar consta no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Apesar disso, este verbo não é utilizado comumente, nem é socialmente aceito. Tendo significado de ter êxito, esta palavra pode induzir em erro, dada a sua homofonia com o verbo hesitar.

Na frase “Ele exitou na prova.”, em linguagem oral, sem registro escrito, é impossível saber se ele teve êxito na prova ou se ele ficou inseguro e com incertezas durante a realização da prova.

 

Palavra Relacionada: hesitar.

Dúvidas Relacionadas