Hesitar, exitar ou esitar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é hesitar, em se tratando de um verbo com significado de ficar indeciso, demonstrando insegurança, dúvida e incerteza. Deverá ser escrito com h inicial e s na segunda sílaba: he-si-tar. A palavra esitar, sem h inicial, está errada.

O verbo exitar, sem h inicial e com x na segunda sílaba, também está correto, mas apresenta outro sentido, indicando o ato de ter êxito. É um verbo pouco usado pelos falantes.

Hesitar = sinônimo de vacilar

O verbo hesitar indica, principalmente o ato de demonstrar dúvida, incerteza e insegurança. Pode indicar também o ato de se exprimir de forma pouco clara. É, assim, sinônimo de vacilar, tremular, oscilar e duvidar, bem como de gaguejar, titubear e balbuciar.

Exemplos com hesitar

  • Eu hesitei na hora de confrontar meu irmão.
  • Ela estava de dieta mas não hesitou em pedir um cachorro-quente.
  • Hesitei em aceitar o convite de casamento do meu antigo namorado.
  • Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

O verbo hesitar tem sua origem na palavra em latim haesitare, devendo assim ser escrito com h inicial e com s na segunda sílaba. Também desta forma deverão ser escritas todas as formas conjugadas deste verbo e todas as palavras cognatas de hesitar, como hesitação e hesitante.

Verbo hesitar - presente do indicativo:
(Eu) hesito
(Tu) hesitas
(Ele) hesita
(Nós) hesitamos
(Vós) hesitais
(Eles) hesitam

Verbo hesitar - presente do subjuntivo:
(Que eu) hesite
(Que tu) hesites
(Que ele) hesite
(Que nós) hesitemos
(Que vós) hesiteis
(Que eles) hesitem

Exitar = Ter êxito

O verbo exitar consta no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras e está registrado em diversos dicionários, indicando o ato de ter êxito. Apesar disso, o seu uso não é unanimemente aceito, não sendo comumente utilizado.

Dada a sua homofonia com o verbo hesitar, o verbo exitar pode induzir em erro. Na frase “Ele exitou na prova.”, em linguagem oral, sem registro escrito, é impossível saber se ele teve êxito na prova ou se ele ficou inseguro e com incertezas durante a realização da prova.

Essa possibilidade de induzir em erro ocorre em diversos contextos frásicos:

  • Não hesite! (Não tenha dúvidas.)
  • Não exite! (Não tenha êxito.)
  • Nós hesitamos. (Nós tivemos dúvidas.)
  • Nós exitamos (Nós tivemos êxito.)

Assista ao vídeo para aprender de forma fácil, rápida e divertida!

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também