Você é uma graçinha ou uma gracinha: com ou sem cedilha?

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é gracinha. A palavra graçinha está errada. Sempre que quisermos referir um pequeno gracejo, um pequeno agrado ou algo que é bonito, devemos utilizar o substantivo feminino gracinha.

A palavra gracinha é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra graça mais o sufixo –inha. Este é um sufixo nominal diminutivo.

Não devemos escrever com ç porque, na língua portuguesa, não devemos usar ç antes da vogal i e da vogal e. Apenas usamos ç com a, o, u para ter o som s. Assim, o grupo silábico fica ça, ce, ci, ço, çu (lê-se como sa, se, si, so, su).

Existem outras palavras em que também há a mudança do ç para c quando utilizado o sufixo diminutivo – inho(a): graça/gracinha, praça/pracinha, almoço/almocinho,…

Exemplos

  • Adoro quando minha bebê faz suas gracinhas.
  • A decoração do bolo ficou uma gracinha!
  • Eu passo o dia ouvindo suas gracinhas.

Atenção

Os sufixos diminutivos podem transmitir por vezes uma ideia de carinho, com grande valor afetivo, mas também uma ideia de menosprezo, de troça.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também