Estendido ou extendido

A forma correta de escrita da palavra é estendido. A palavra extendido está errada. Estendido é o particípio do verbo estender. Devemos utilizar o verbo estender sempre que quisermos referir o ato de prolongar, alongar, alargar, entre outros. Existem várias situações onde o verbo estender é utilizado correntemente, com uma significação muito abrangente: tornar mais extenso, desdobrar, deitar, pendurar para secar, destinar, tornar público, oferecer, demorar-se, etc. A palavra estendido, assumindo função de adjetivo, pode significar estirado, aberto, desenrolado, esticado e deitado, bem como dilatado e morto.

Exemplos:
Ele ficou estendido na rede durante toda a tarde.
O prazo para a entrega dos documentos foi estendido.
O bebê tem os braços estendidos, pedindo colo.
Com tanto refrigerante, você vai ficar com o estômago estendido.

O verbo estender tem sua origem na palavra em latim extendere. Contudo, deverá ser escrito com s na primeira sílaba, não com x. O verbo extender não existe; logo, a palavra extendido também não existe. Todas as formas conjugadas do verbo estender deverão também ser escritas com s.

Exemplos:
Pretérito perfeito do indicativo: eu estendi, tu estendeste, ele estendeu,…
Futuro do presente do indicativo: eu estenderei, tu estenderás, ele estenderá…
Gerúndio: estendendo
Particípio: estendido

O verbo estender apenas possui a forma regular do particípio: estendido. A forma regular se emprega preferencialmente na voz ativa com os verbos auxiliares ter ou haver.

Exemplos:
Se você tivesse estendido a roupa no varal, ela já estaria seca!
Ela já havia estendido a mão para a ajudar muitas vezes.

Atenção!
O verbo estender deverá ser escrito com s, bem como todas as formas conjugadas do mesmo (estendido). Contudo, as palavras da família de estender deverão ser escritas com x, como extensão, extenso, extensível, extensor, extensibilidade,… A explicação desta situação poderá estar na introdução das palavras no português em diferentes épocas ou na utilização da palavra latina de origem num latim clássico ou num latim vulgar, originando esta diferença ortográfica.

Palavra Relacionada: estendido.

Dúvidas Relacionadas