Espectador ou expectador

As palavras espectador e expectador existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Espectador é um substantivo masculino e se refere a uma pessoa que assiste a um espetáculo ou que presencia um acontecimento. Expectador pode ser um substantivo masculino ou um adjetivo e significa alguém que está na expectativa.

A palavra espectador tem sua origem na palavra latina spectatore, devendo assim ser escrita com s. Refere-se a alguém que observa e examina qualquer ocorrência, que vê um espetáculo ou qualquer outro acontecimento, sendo sinônima de testemunha, presenciador, assistente, ouvinte, observador, entre outras. As palavras cognatas de espectador, como espetáculo e espetacular, deverão ser também escritas com s.

Exemplos:

  • Os espectadores gostaram muito da peça de teatro que assistiram.
  • O filme já foi visto por milhares de espectadores.

A palavra expectador tem sua origem na palavra latina expectatore, devendo assim ser escrita com x. Refere-se a alguém que tem expectativa que alguma coisa aconteça. As palavras cognatas de expectador, como expectativa e expectante deverão ser também escritas com x.
 
Exemplos:

  • Todos que estavam no hospital eram expectadores do nascimento do bebê.
  • Adoro ovos de chocolate, sou um grande expectador da Páscoa.

As palavras espectador e expectador são pronunciadas da mesma forma e escritas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homônimas: espectador/expectador, cozer/coser, segar/cegar, serrar/cerrar, concerto/conserto, …

Palavras Relacionadas: espectador, expectador.

Dúvidas Relacionadas

« Espargos ou aspargos « Espectador ou expectador » Espectativa ou expectativa »