Esfoliante ou exfoliante

As palavras esfoliante e exfoliante existem na língua portuguesa e estão corretas. São sinônimas, se referindo ao mesmo conceito, que é o ato de separar por folhas ou camadas as partes de alguma coisa. Esse conceito é muito usado em estética se referindo ao ato de retirar uma camada superficial de células mortas da pele, deixando-a mais limpa. Também será correto escrever os substantivos exfoliação ou esfoliação, bem como os verbos exfoliar ou esfoliar.

As palavras exfoliante e esfoliante têm origem na palavra em latim exfolians. Assim, verificamos que a palavra exfoliante é a mais parecida com sua palavra de origem, sendo a mais tradicional e que a palavra esfoliante sofreu uma evolução com base no uso, sendo a palavra mais usada e socialmente mais aceita.

Exemplos:

  • Comprei um produto esfoliante com sementes de linhaça.
  • Comprei um produto exfoliante com sementes de linhaça.
  • Podemos fazer um esfoliante caseiro com açúcar e óleo de amêndoas.
  • Podemos fazer um exfoliante caseiro com açúcar e óleo de amêndoas.
  • Os esfoliantes devem ser aplicados com movimentos circulares.
  • Os exfoliantes devem ser aplicados com movimentos circulares.

Esfoliante e exfoliante são adjetivos uniformes, ou seja, de dois gêneros, que apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o produto esfoliante/a massagem esfoliante; o produto exfoliante/a massagem exfoliante). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes: esfoliante, exfoliante, ciente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Palavras Relacionadas: esfoliante, exfoliante.

Dúvidas Relacionadas