Escumadeira ou espumadeira

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Sempre que quisermos referir o utensílio de cozinha em forma de uma colher rasa com furos que serve para tirar a espuma de alguns alimentos enquanto estão a ferver, podemos utilizar os substantivos femininos escumadeira ou espumadeira. A palavra escumadeira é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo a mais utilizada. A palavra espumadeira, embora com menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que escumadeira.

A palavra escumadeira é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra escumad(o) mais o sufixo –eira. O sufixo -eira é um sufixo nominal que se junta a um substantivo para dar origem a um novo substantivo. Sugere um objeto de uso, entre outros.

Exemplos:
Você pode me passar aquela escumadeira?
Você pode me passar aquela espumadeira?

Utilizaremos a escumadeira para retirar essas impurezas.
Utilizaremos a espumadeira para retirar essas impurezas.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras Relacionadas: escumadeira, espumadeira.

Dúvidas Relacionadas