Enturmar ou inturmar

A forma correta de escrita da palavra é enturmar. A palavra inturmar está errada. Devemos utilizar o verbo enturmar sempre que quisermos referir o ato de alguém se tornar parte de um grupo ou de uma turma, de se entrosar. Enturmar é sinônimo de: integrar-se, entrosar-se, adaptar-se, ambientar-se, juntar-se, agregar-se, entre outros.

O verbo enturmar é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, ou seja, são acrescentados um prefixo e um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. No caso da palavra enturmar, temos o prefixo en-, mais o substantivo turma, mais o sufixo –ar: en+turma+ar.

As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. O prefixo en- (ou em-) pode ser tanto de origem latina como de origem grega. Significa um movimento para dentro, uma posição interior. O sufixo verbal –ar, acrescentado à palavra turma, forma um verbo a partir de um substantivo.

Também com o prefixo en- no início da palavra deverão ser escritas todas as formas conjugadas do verbo enturmar, bem como as palavras enturmado, enturmável e enturmação, cognatas de enturmar.

Verbo enturmar - Presente do indicativo (conjugação reflexiva):
(Eu) enturmo-me
(Tu) enturmas-te
(Ele) enturma-se
(Nós) enturmamo-nos
(Vós) enturmai-vos
(Eles) enturmam-se

Exemplos:
Há crianças com muita dificuldade em se enturmar.
Todos querem se enturmar e ter amigos na escola.
Cheguei na festa e fui logo me enturmando.
Não se preocupe, ele já está enturmado.

Palavra Relacionada: enturmar.

Dúvidas Relacionadas

« Entumescido ou intumescido « Enturmar ou inturmar » Enumerar ou inumerar »