Eletrecista ou eletricista

A forma correta de escrita da palavra é eletricista. A palavra eletrecista está errada. Devemos utilizar a palavra eletricista sempre que quisermos referir a pessoa que trabalha com aparelhos e instalações elétricas.

A palavra eletricista é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra elétrico mais o sufixo –ista.

O sufixo – ista é um sufixo nominal que se junta a adjetivos e substantivos para dar origem a novos adjetivos e substantivos. Sugere uma ocupação, um ofício. Existem outras palavras formadas a partir deste mesmo sufixo: dentista, artista, violinista,…

A palavra eletricista podem ser substantivo comum ou adjetivo de dois gêneros, apresentando a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o eletricista/a eletricista; o operário eletricista/a operária eletricista).

Exemplos:
Estou precisando de um eletricista para consertar estes eletrodomésticos.
Nossa empresa está contratando operários eletricistas e operários canalizadores.

Fique sabendo mais!
Em Portugal, antes da entrada em vigor do novo acordo ortográfico, a palavra eletricista era escrita com c na segunda sílaba: electricista.

Palavra Relacionada: eletricista

Dúvidas Relacionadas

« Ele previu ou ele preveu « Eletrecista ou eletricista » Elétrodo ou eletrodo »