Eficaz e eficiente

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Seus significados são próximos e parecidos, por vezes sinônimos. A palavra eficaz se refere a alguém ou alguma coisa que produz o resultado ou efeito esperado e a palavra eficiente se refere a alguma coisa ou a alguém que dá ou obtém bons resultados.

Eficaz tem sua origem na palavra em latim efficax e se refere a alguém ou alguma coisa que produz o resultado ou efeito esperado. Alguém ou algo capaz, útil, seguro, infalível, que realiza aquilo a que se destina ou as funções que lhe competem, sem precisar de ajuda.

Exemplos:
Minha secretária é eficaz na realização de suas funções.
Este remédio é o mais eficaz para sua doença.

Eficiente tem sua origem na palavra em latim efficiens e se refere a alguma coisa ou a alguém que dá ou obtém bons resultados. Algo ou alguém competente e produtivo, que origina bons resultados com um dispêndio mínimo de recursos.

Exemplos:
Minha máquina de lavar roupa nova é mais eficiente porque consome menos energia do que a antiga.
Aquele tradutor é eficiente porque faz o mesmo trabalho do que você em menos tempo e com igual qualidade.

As palavras eficaz e eficiente são adjetivos uniformes porque apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (funcionário eficiente/funcionária eficiente; máquina eficaz/trabalho eficaz).

Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e e em –z são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: eficiente, competente, leve, eficaz, feliz, veloz, entre outros.

Palavras Relacionadas: eficaz, eficiente.

Dúvidas Relacionadas