Deteriorização ou deterioração

A forma correta de escrita da palavra é deterioração. A palavra deteriorização está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino deterioração sempre que quisermos dizer que alguma coisa se deteriorou ou que se estragou, sendo sinônimo de danificação, estrago, dano, apodrecimento, decomposição, degradação e degeneração. Pode significar também o estado de alguém ou alguma coisa que está decadente, ou seja, num estado de decadência, declínio, queda, decaída e ruína.

Exemplos:
A deterioração da camada de ozônio é preocupante.
Existem bactérias que provocam a deterioração de alimentos.
A deterioração da sociedade é feita a um ritmo cada vez mais rápido.

A palavra deterioração é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, o sufixo nominal –ção é acrescentado ao verbo deteriorar: deteriorar + -ção. O verbo deteriorar tem sua origem na palavra em latim deteriorare. O sufixo nominal –ção forma um substantivo a partir de um verbo e transmite a própria ação ou o efeito dela.

Fique sabendo mais!
A palavra deterioramento é sinônima de deterioração. Na formação da palavra ocorre a troca do sufixo nominal –ção para o sufixo nominal – mento que também forma um substantivo a partir de um verbo e também transmite a própria ação ou o efeito dela.

Palavra Relacionada: deterioração.

Dúvidas Relacionadas

« Detensão ou detenção « Deteriorização ou deterioração » Detrás ou de trás »