Desequilíbrio ou desiquilíbrio

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é desequilíbrio. A palavra desiquilíbrio está errada. Devemos utilizar o substantivo masculino desequilíbrio sempre que quisermos referir uma falta de equilíbrio, de proporção e harmonia e de controle emocional. Assim, desequilíbrio é sinônimo de instabilidade, estremecimento, desigualdade, desproporção, desarmonia, disparidade, descontrole, descomedimento, desregramento, entre outros.

A palavra desequilíbrio é formada a partir de derivação prefixal, sendo acrescentado o prefixo des- ao substantivo equilíbrio: des- + equilíbrio. O prefixo des- é de origem latina e significa uma separação, uma ação em sentido contrário, ou seja, uma falta de equilíbrio. Assim, como a palavra equilíbrio é escrita com e inicial, também a palavra desequilíbrio deverá ser escrita com e na segunda sílaba. Também com e deverão ser escritas todas as palavras cognatas de desequilíbrio: desequilibrar, desequilibrado, desequilibrável, desequilibrante,… 

Exemplos:

  • O equilibrista está em situação de desequilíbrio.
  • As medidas propostas visam a diminuição do desequilíbrio social existente.
  • Minhas alterações de humor têm por base um desequilíbrio hormonal.
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também