Depôs ou depós

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras depôs e depós existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Depôs é a forma conjugada do verbo depor na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: ele depôs. Depor significa testemunhar, declarar, depositar, destituir, entre outros. Depós é uma preposição que tem o mesmo significado que após. Está em desuso.

O verbo depor tem sua origem na palavra em latim deponere e se refere ao ato de testemunhar, fazer um depoimento, declarar em âmbito jurídico, bem como ao ato de apresentar indícios, provas ou argumentos. Refere-se também ao ato de destituir alguém de um cargo ou de renunciar a um cargo. Significa ainda o ato de depositar alguma coisa de lado ou de parte, no fundo ou numa posição mais baixa.

Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) depus
(Tu) depuseste
(Ele) depôs
(Nós) depusemos
(Vós) depusestes
(Eles) depuseram

Exemplos:
A administração da empresa depôs o diretor justificando incompetência na realização do seu trabalho.
A mãe depôs o material sobre a mesa e foi abraçar seu filho.
Mexa bem porque o açúcar se depôs no fundo do copo.

Depós é uma preposição que tem o mesmo significado que após. Esta palavra tem sua origem através da junção do prefixo de- à palavra em latim post. Está cada vez mais em desuso porque a maioria dos falantes utiliza a preposição após.

Exemplos:
Depós análise, concluímos que o lucro da empresa foi positivo.
Os mergulhadores irão emergir depós uma hora de exploração do fundo do mar.
Depós ter sido muito criticado, regressou apresentando um novo projeto.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também