Deem ou dêem

A forma correta de escrita da palavra é deem. É a forma do verbo dar conjugado na 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo. A palavra dêem está errada desde que entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico em janeiro de 2009. Segundo este acordo, o acento circunflexo não será mais utilizado em verbos com conjugações da 3ª pessoa do plural terminadas em –eem.

Antes da reforma ortográfica: eles dêem, eles crêem, eles lêem, eles vêem, …
Depois da reforma ortográfica: eles deem, eles creem, eles leem, eles veem,…

Verbo dar – Presente do subjuntivo
(Que eu) dê
(Que tu) dês
(Que ele) dê
(Que nós) demos
(Que vós) deis
(Que eles) deem

O verbo dar tem sua origem na palavra em latim dare. É frequentemente utilizado pelos falantes, possuindo vários significados. Devemos utilizar este verbo sempre que quisermos referir o ato de pôr outra pessoa na posse de algo, de organizar um evento, de transmitir informação, de realizar uma ação, de ser a causa de algo, de suceder um acontecimento, de ter como consequência, de se dedicar, de ter uma relação harmoniosa, de ser suficiente, de bater, de dar conta de, entre outros. Assim, dar é sinônimo de conceder, doar, oferecer, fornecer, realizar, informar, originar, provocar, realizar-se, resultar, aplicar-se, adequar-se, bastar, bater, entender,…

Exemplos:
É urgente que eles deem a confirmação.
Deem ou não deem valor, o que eu faço é importante!
Eu quero que eles deem uma olhada no documento.

Atenção!
Os verbos ter e vir (e os seus derivados), quando conjugados na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo, possuem apenas terminação –em, mantendo assim o acento circunflexo.

Exemplo:
Elas têm uma família enorme.
Os viajantes vêm de tão longe!
Eles mantêm as tradições em todas as festas.

Palavra Relacionada: dar.

Dúvidas Relacionadas

« Declíneo ou declínio « Deem ou dêem » Deferido ou diferido »