Decente ou descente

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra decente se refere a alguma coisa ou alguém que é decoroso, digno, honesto, asseado, correto, em conformidade com o que é esperado. A palavra descente se refere ao agente da ação, àquilo ou àquele que desce.

A palavra decente tem sua origem na palavra em latim decens, devendo assim ser escrita sem s na primeira sílaba: de-cen-te. É sinônimo de puro, casto, virtuoso, honesto, honrado, íntegro, distinto, adequado, conveniente, limpo, asseado, entre outros. Tal como a palavra decente, suas palavras cognatas deverão ser escritas também sem s na primeira sílaba, como decência e decentemente.

Exemplos:

  • Sua saia não é decente, por favor troque de roupa.
  • Não o podemos acusar de nada, ele é uma pessoa decente.


A palavra descente é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o verbo descer mais o sufixo –ente. Este é um sufixo nominal que se junta a um verbo para dar origem a um adjetivo. Existem outras palavras formadas a partir deste mesmo sufixo: combatente, sapiente, existente, … Descente se refere a algo que se dirige para baixo, sendo sinônimo de cadente e descendente. Pode significar também uma descida, ou seja, um curso de água que desce, bem como a maré que baixa, ou seja, refluxo ou vazante. Tal como a palavra descente, suas palavras cognatas deverão ser escritas também com s na primeira sílaba: descer, descendente, descensão,…

Exemplos:

  • Aqueles animais vivem na descente do rio.
  • Não vá por este lado, estas escadas são apenas descentes.


As palavras decente e descente são adjetivos uniformes porque apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (a menina decente/o menino decente e a escada descente/o plano descente). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: decente, descente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Palavras Relacionadas: decente, descente.

Dúvidas Relacionadas