Criancice ou criancisse

A forma correta de escrita da palavra é criancice. A palavra criancisse está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino criancice sempre que quisermos referir um ato imaturo e infantil, próprio de uma criança, sendo sinônimo de meninice, garotice, infantilidade, criançada, puerilidade e imaturidade. Criancice pode significar também uma ingenuidade, inocência e pureza infantil, bem como uma falta de prudência e reflexão, ou seja, uma leviandade, imprudência, insensatez e precipitação.

A palavra criancice é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra criança mais o sufixo –ice: criança + -ice, devendo assim ser escrita com c e não com ss.

O sufixo – ice é um sufixo nominal que se junta a um adjetivo ou a um substantivo para dar origem a um novo substantivo. Sugere a qualidade ou o estado de algo. Existem outras palavras formadas a partir deste mesmo sufixo: doidice, tolice, meninice, garotice,…

Exemplos:

  • É normal que crianças façam criancices.
  • Deixe-se de criancices, você já é um menino crescido!
  • É criancice acreditar no que ele diz.
Palavra Relacionada: criancice.

Dúvidas Relacionadas

« Creem ou crêem « Criancice ou criancisse » Cumprimento ou comprimento »