Contenção ou contensão

As duas palavras existem na língua portuguesa. São palavras sinônimas em alguns dos seus sentidos e ambas estão corretas. A palavra contenção pode significar uma discussão ou um impedimento, algo contido. A palavra contensão significa um grande esforço intelectual.

A palavra contenção, quando transmite o significado de uma contenda, um desentendimento, tem sua origem na palavra em latim contentio. Poderá também ter sua origem a partir de derivação sufixal, transmitindo a ideia de conter alguém, de impedir alguma coisa. Neste caso, temos a palavra conter mais o sufixo –ção. O sufixo –ção é um sufixo nominal que forma substantivos a partir de verbos, se referindo à ação resultante do próprio verbo.

Exemplos:
É necessário haver contenção de despesas. (Conter)
Os dois estavam numa grande contenção sobre futebol. (Disputa)
Realizaremos obras de contenção para manter esta encosta. (Impedimento)
Estiveram naquela contenção até não terem mais argumentos. (Discussão)

A palavra contensão aparece em alguns dicionários como sendo sinônimo de contenção e também com o significado de um grande esforço intelectual para ter conhecimentos. Poderá ter sua origem a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra tensão mais o prefixo com-. O prefixo com- é um prefixo nominal de origem latina que transmite uma ideia de companhia.

Exemplos:
Minha contensão só acabará quando o problema estiver resolvido.
É necessária contensão de minha parte para superar este desafio matemático.

As palavras contenção e contensão são substantivos comuns femininos.

Palavras Relacionadas: contenção, contensão.

Dúvidas Relacionadas

« Contato ou contacto « Contenção ou contensão » Contexto ou contesto »