Contatar ou contactar

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra contatar é a mais utilizada no português do Brasil enquanto a palavra contactar é a mais utilizada no português de Portugal. Contatar ou contactar significa estabelecer uma ligação, comunicação, aproximação com alguém ou com alguma coisa, sendo sinônimo de ligar, conectar, tocar, comunicar, relacionar-se, aproximar-se, entre outros.

Exemplos:

  • O vendedor da imobiliária contatou comigo sobre a venda da casa.
  • O vendedor da imobiliária contactou comigo sobre a venda da casa.

 

  • Em caso de dúvida, é favor contatar nossos serviços.
  • Em caso de dúvida, é favor contactar nossos serviços.


Este verbo poderá ter sua origem na palavra em latim contactus ou na palavra em francês contacter. Para alguns falantes o c permaneceu na palavra, para outros o c sofreu evolução. O mesmo ocorre com os substantivos contato e contacto, sendo o primeiro mais utilizado no Brasil e o segundo mais utilizado em Portugal.

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, as consoantes c e p que não se leem nas palavras deverão ser abolidas. Esta regra se refere mais ao português de Portugal do que ao português do Brasil. Assim, ocorre a existência de palavras com grafia alternativa, ou seja, com duas grafias, devido às divergências de articulação entre os falantes. Quando há oscilação na pronúncia das consoantes, se admitem as duas formas: contato/contacto, caraterística/característica, setor/sector,…

A consoante c, segundo o Novo Acordo, desapareceu de algumas palavras, mas permaneceu em outras. Há uma outra regra que diz que as consoantes que se leem deverão ser mantidas: pacto, opção, convicção, …

Palavras Relacionadas: contatar, contactar.

Dúvidas Relacionadas

« Consistente ou concistente « Contatar ou contactar » Contato ou contacto »