Coceira ou coçeira

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é coceira. A palavra coçeira está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino coceira sempre que quisermos referir uma grande comichão ou uma irritação na pele provocada pelo ato se coçar continuamente. Coceira é sinônimo de comichão, prurido, já-começa, pruído, sarna, entre outros.

A palavra coceira é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o verbo coçar mais o sufixo nominal –eira: coç(ar) + -eira. O sufixo nominal -eira sugere uma ideia de intensidade e aumento, bem como uma noção coletiva, entre outros.

Embora a palavra coçar seja escrita com cedilha, a palavra coceira é escrita sem cedilha, não sendo esta necessária para manter a sonoridade segundo as regras ortográficas da língua portuguesa. Apenas usamos ç com a, o, u para ter o som s, para a vogal i e a vogal e, apenas usamos c para indicar o som s. Assim, o grupo silábico fica ça, ce, ci, ço, çu, sendo lido como sa, se, si, so, su.

Exemplos:
Estou com uma coceira intensa nas costas.
Depois de passar esse creme fiquei com muita coceira na pele.
Esta coceira que não passa pode ser uma alergia qualquer.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também