Coabitar, cohabitar ou co-habitar

A forma correta de escrita da palavra é coabitar. As palavras co-habitar ou cohabitar estão erradas. Devemos utilizar o verbo coabitar sempre que nos quisermos referir ao ato de habitar em comum, viver e morar conjuntamente, no mesmo local.

Exemplos:
Iremos coabitar aquele apartamento e dividir as contas.
Diferentes espécies coabitam esta reserva florestal.
Coabitamos há muitos anos, desde que casamos.

Coabitar tem sua origem na palavra em latim cohabitare. O prefixo co- ou com- é de origem latina e significa companhia, união, simultaneidade.

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, se utiliza o hífen com o prefixo co- apenas quando a segunda palavra começa com h. Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente, mesmo quando a segunda palavra começa com a mesma letra com que termina o prefixo.
Exemplos: cooperar, coadjuvar, coprodutor, copiloto,…
No entanto, se verifica que esta regra não se aplica à palavra coabitar.

O Acordo Ortográfico refere também que se deverá suprimir o h inicial de uma palavra quando, por via de composição, passa para uma posição interior, se aglutinando a outra palavra, como no caso de: desarmonia, desumano, lobisomem, reabilitar, reaver,…

Embora o Acordo Ortográfico seja omisso relativamente à palavra coabitar, podemos concluir que esta palavra deverá ser escrita sem h e sem hífen porque ocorre aglutinação e porque, apesar da etimologia, a sua supressão do h inicial está inteiramente consagrada pelo uso.
Também sem h e sem hífen deverão ser escritas as palavras de sua família (palavras cognatas): coabitar, coabitação, coabitador, coabitante.

Palavra Relacionada: coabitar

Dúvidas Relacionadas

« Clip ou clipe « Coabitar, cohabitar ou co-habitar » Coalizão ou coalisão »