Cinquenta, cinqüenta ou cincoenta

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é cinquenta. As palavras cinqüenta e cincoenta estão erradas. Devemos utilizar a palavra cinquenta sempre que quisermos referir o numeral correspondente à quantidade quarenta e nove mais um.

Exemplos:

  • Comprei cinquenta balões para o aniversário de meu filho.
  • Cinco vezes dez é cinquenta.
  • Você vai ler estas cinquenta páginas até amanhã?


A palavra cinquenta tem sua origem na palavra em quinquaginta, devendo assim ser escrita com qu, para manter uma grafia mais próxima de seu étimo latino.

Além disso, segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o trema foi abolido de todas as palavras portuguesas e aportuguesadas. Mantém-se apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros, como hübneriano (de Hübner), mülleriano (de Müller), …

Antes do acordo: cinqüenta, freqüente, conseqüência, seqüestro, lingüiça, pingüim, tranqüilo, agüentar, …
Depois do acordo: cinquenta, frequente, consequência, sequestro, linguiça, pinguim, tranquilo, aguentar, …

No português do Brasil, o trema era utilizado na vogal u nas sílabas que, qui, gue e gui para destacar seu som, indicando que a vogal deveria ser pronunciada.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também