Cinismo ou sinismo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é cinismo. A palavra sinismo está errada. Devemos utilizar o substantivo masculino cinismo sempre que quisermos referir uma atitude de desrespeito e descaso pelas normas sociais e pela moral estabelecida, sendo sinônimo de descaramento, desfaçatez, desplante, desrespeito, sarcasmo, impudência, impudor, sem-vergonhice e indecência, entre outros.

Exemplos:

  • Suas palavras estavam cheias de cinismo. 
  • Acredito que nossa sociedade sofra de um cinismo generalizado.
  • O cinismo das empresas é revoltante: fazem o que for necessário para vender seus produtos.

A palavra cinismo tem sua origem na palavra em latim cynismu, pelo grego kynismós, devendo assim ser escrita com c inicial, não com s. O étimo grego se refere a uma doutrina filosófica grega que desprezava convenções sociais, comodidades e riquezas, privilegiando uma vida natural e simples, baseada no autocontrole e autonomia. Assim, em filosofia, cinismo se refere a essa doutrina.

A palavra cínico, cognata de cinismo, se refere a uma pessoa que é sarcástica, atrevida e debochada, desafiando constantemente as normas sociais. Pode significar também uma pessoa desavergonhada, descarada e cara de pau.

Atenção!
Embora não exista a palavra sinismo, existe a palavra sínico, que se refere a algo relativo à China ou relativo aos chineses que vivem em território português.

Fique sabendo mais!
O erro na utilização de s ou c inicial e no meio das palavras é comum porque a consoante c, antes a vogal i e da vogal e, assume o som s.

Palavras iniciadas com ci: cinema, cidade, cinto, cinco, científico, cilada,...
Palavras iniciadas com si: silhueta, sino, sideral, sicrano, siderúrgico,...  

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também