Ciente ou siente

A forma correta de escrita da palavra é ciente. A palavra siente está errada. Sempre que quisermos referir que alguém é sábio, versado num assunto ou matéria, que está bem informado, que sabe alguma coisa, dizemos que a pessoa é ciente, ou seja, tem ciência, tem conhecimentos.

Exemplos:

  • Eu estou bem ciente da quantidade de trabalho que tenho para fazer.
  • Depois de tudo explicado, ele ficou ciente de suas obrigações.
  • Ela está ciente das regras de funcionamento da instituição.

A palavra ciente tem sua origem na palavra em latim sciente. É sinônima de conhecedor, sabedor, informado, cônscio, consciente, notificado e inteirado, bem como de sábio, douto, culto, erudito, versado e entendido.

Ciente é um adjetivo uniforme porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (ele ficou ciente/ela ficou ciente). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: ciente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Atenção!
A palavra ciente também pode ser um substantivo masculino e significar a assinatura escrita num documento para indicar que se tomou conhecimento do mesmo.

Palavra Relacionada: ciente.

Dúvidas Relacionadas

« Chuchu ou xuxu « Ciente ou siente » Cinergia ou sinergia »