Chiquíssimo ou chiquérrimo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Chiquíssimo é a forma correta do grau superlativo absoluto sintético do adjetivo chique. Chiquíssimo indica algo ou alguém que é muito chique, extremamente chique.

Exemplos com chiquíssimo

  • Seu casaco é chiquíssimo!
  • De terno você fica chiquíssimo!
  • Eu estava chiquíssima com aquele vestido preto.

Um adjetivo, no grau superlativo absoluto sintético, caracteriza um ou mais seres atribuindo-lhes qualidades em grau muito elevado.

Formação do grau superlativo absoluto sintético

No português, a principal regra de formação do grau superlativo absoluto sintético dos adjetivos é pela junção do sufixo -íssimo. A palavra chiquíssimo é formada dessa maneira: chique + -íssimo = chiquíssimo.

E chiquérrimo?

O sufixo -érrimo, usado na construção da palavra chiquérrimo, é um sufixo usado na formação de superlativos eruditos, como macérrimo, paupérrimo, celebérrimo,... Os falantes, erradamente, generalizam o uso desse sufixo, criando palavras no grau superlativo absoluto sintético que não estão corretas, como chiquérrimo, elegantérrimo, riquérrimo,...

Assim, a palavra chiquérrimo não é considerada correta, não estando dicionarizada. Contudo, já se encontra consagrada pelo uso sendo, inclusivamente, mais utilizada do que a palavra chiquíssimo. 

Chiquérrimo deverá ser utilizado apenas numa linguagem oral, bastante informal:

  • Você está chiquérrimo com essa roupa.
  • Uau! Que óculos chiquérrimos!
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também