Certo ou serto

A forma correta de escrita da palavra é certo. A palavra serto está errada. Certo pode ser um adjetivo, um advérbio, um pronome indefinido ou um substantivo masculino. Com função de adjetivo, significa aquilo que é correto, verdadeiro, seguro, preciso, exato. Refere-se também a alguma coisa que foi combinada, acertada, ajustada. Significa ainda algo que é adequado, apropriado, conveniente. Com função de pronome indefinido, é sinônimo de um, algum, qualquer. Sendo um advérbio, se refere a alguma coisa feita da forma correta, com certeza: certamente, corretamente. Como substantivo masculino, significa aquilo que contraria o errado e o duvidoso.

Exemplos:
Isso que ele disse está certo? (adjetivo)
Certas pessoas não são de confiança! (pronome indefinido)
Mesmo no meio de toda aquela confusão, ele fez certo! (advérbio)
Entre o certo e o errado, escolho sempre o certo! (substantivo masculino)

Certo tem sua origem na palavra em latim certus, que significa seguro, determinado, garantido. Assim, a palavra certo deve ser escrita com c na primeira sílaba, nunca com s. Também com c deverão ser escritas todas as palavras cognatas de certo, como: certeza, certificar, certeiro, certamente, certificado, certificador, certificante,…

A palavra certo é muito utilizada na expressão dar certo que significa que alguma coisa foi ou será realizada com êxito, conforme o esperado e pretendido.

Exemplos:
Viu? No fim, tudo deu certo!
Pare de se preocupar com isso que tudo vai dar certo.

Fique sabendo mais!
Com menor utilização, a palavra certo pode ser ainda a forma conjugada do verbo certar na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu certo. O verbo certar tem sua origem na palavra latina certare, devendo assim ser escrito com c, e se refere ao ato de combater, pleitear, discutir, debater. Significa também o ato de concorrer, de participar num concurso.

Palavra Relacionada: certo

Dúvidas Relacionadas

« Certeza ou serteza « Certo ou serto » Cesárea ou cesária »