Canso ou canço

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é canso, com s. A palavra canço, com ç, está errada. Canso é a forma conjugada do verbo cansar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu canso.

O verbo cansar se refere, principalmente, ao ato de causar cansaço e de deixar aborrecido, sendo sinônimo de esgotar, estafar, matar, exaurir e extenuar, bem como de aborrecer, chatear, encher, entediar e enfastiar, entre outros.

Exemplos com canso

  • Atualmente, eu me canso com muita facilidade.
  • Eu me canso muito rápido quando eu corro.
  • Não me canso de ouvir essa música.
  • Seja educado comigo! Um dia desses ainda me canso de você.

Verbo cansar - Presente do indicativo:
(Eu) canso
(Tu) cansas
(Ele) cansa
(Nós) cansamos
(Vós) cansais
(Eles) cansam

S ou Ç

O erro na escrita da palavra canso surge porque o grafema s pode assumir diversos valores. Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando o s aparece no início ou no meio das palavras em posição não intervocálica, ou seja, sem ser entre duas vogais, assume a pronúncia /s/: sapo, sino, pensador, censo,...

Apenas quando aparece no meio das palavras entre duas vogais, ou seja, em posição intervocálica, assume a pronúncia /z/: mesa, rosa, tesoura,…

Assim, em canso, não é necessário que se use ç para que se mantenha a pronúncia /s/ no meio da palavra porque essa consoante não se encontra entre duas vogais, mas sim entre uma consoante e uma vogal, tal como cansar, cansado, cansaço, canseira, cansativo, cansável,...

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também