Cansado ou cançado

A forma correta de escrita da palavra é cansado. A palavra cançado está errada. Devemos utilizar o adjetivo cansado quando quisermos referir, principalmente, alguém que se cansou, ou seja, que está sem energia, sem disposição, sendo sinônimo de fatigado, exausto, esgotado, derreado, extenuado, estafado, entre outros. Refere-se também a alguém que se aborreceu, ficando enfastiado, cheio, entediado e farto, bem como a alguma coisa que se estragou, ficando gasto, estragado, usado e velho. Cansado pode ser usado ainda para indicar alguém que se irritou pela repetição de algo, uma terra que já não produz e uma vista que não consegue focar, vendo sem nitidez.

Exemplos:
Vou dormir um pouco porque estou mesmo muito cansado.
Já estou cansado de ficar fazendo este trabalho monótono!
O professor está cansado de ficar dizendo sempre a mesma coisa.
A terra está cansada e continuará infértil enquanto não repousar.
O oftalmologista disse que minha avó tem a vista cansada.

O adjetivo cansado é formado a partir do particípio do verbo cansar, que tem sua origem na palavra em latim campsare, devendo assim ser escrito com s na segunda sílaba e não com ç. Também com s deverão ser escritas as palavras cognatas de cansar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.

Exemplos:
Palavras da mesma família: cansar; cansado, cansativo, canseira, cansável,…
Verbo cansar – particípio: cansado
Verbo cansar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) cansei
(Tu) cansaste
(Ele) cansou
(Nós) cansamos
(Vós) cansastes
(Eles) cansaram

Atenção!
Em conformidade com as palavras cognatas de cansar, a palavra cansaço também se escreve com s na segunda sílaba. Contudo, é escrita com ç na terceira sílaba devido à junção do sufixo –aço à palavra cansar.
Exemplo: Que cansaço!

Palavra Relacionada: cansado.

Dúvidas Relacionadas

« Canadiano ou canadense « Cansado ou cançado » Cansasso ou cansaço »