Bimensal ou bimestral

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra bimensal se refere a alguma coisa que acontece duas vezes por mês. A palavra bimestral se refere a alguma coisa que ocorre de dois em dois meses ou que dura dois meses.

Bimensal é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o prefixo bi– mais a palavra mensal: bi- + mensal. O prefixo bi- significa duas vezes, transmitindo uma noção de duplo. Assim, a palavra bimensal indica algo que acontece duas vezes por mês, sendo sinônima de quinzenal, semimensal e bimensário.

Exemplos:
Esta revista tem uma publicação bimensal, o próximo número sairá em quinze dias.
As reuniões realizar-se-ão de forma bimensal, no início e no meio do mês.

Bimestral é uma palavra formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra bimestre mais o sufixo –al: bimestre + -al. O sufixo nominal –al se junta a um substantivo para formar um adjetivo, transmitindo uma ideia de relação, qualidade ou natureza. Assim, a palavra bimestral indica algo que ocorre de dois em dois meses ou que dura dois meses, sendo sinônima de bimestre.

Exemplos:
Esta revista tem uma publicação bimestral, o próximo número sairá em dois meses.
Daqui a dois meses, faremos a próxima avaliação bimestral.

Bimensal e bimestral são adjetivos de dois gêneros, ou seja, uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: o jornal bimensal/a reunião bimensal; o relatório bimestral/a avaliação bimestral. Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –l são adjetivos uniformes: possível, fluvial, amável, azul, fiel, cordial, banal,…

Fique sabendo mais!
Alguns dicionários afirmam que a palavra bimensal poderá indicar também algo que se realiza de dois meses em dois meses, sendo sinônimo de bimestral. Afirmam também que é um significado menos utilizado da palavra. Contudo, embora se encontre dicionarizado, este sentido da palavra não é utilizado pelos falantes da língua, que fazem a distinção acima referida entre os dois conceitos.

Palavras Relacionadas: bimensal, bimestral.

Dúvidas Relacionadas

« Bilhão e bilião « Bimensal ou bimestral » Biografia ou bibliografia »