Bege, beje ou beige

A forma correta de escrita da palavra é bege. A palavra beje está errada e a palavra beige é forma original da palavra em francês. A palavra bege é um adjetivo uniforme e se refere a uma cor entre o amarelo e o marron; creme; cor da lã no seu estado natural.

Bege é um estrangeirismo, tendo sua origem na palavra francesa beige. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…), em outros utilizamos a forma aportuguesada da palavra. No caso em questão, a palavra beige foi aportuguesada para bege com base na sua pronúncia e nas regras da língua portuguesa (tal como batom, abajur, boxe,…).

Exemplos:
Comprei uma blusa bege muito bonita.
As paredes da sala estavam pintadas de bege.

A palavra bege é um adjetivo uniforme porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o casaco bege/a saia bege).

Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: bege, chique, indecente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Palavra Relacionada: bege.

Dúvidas Relacionadas

« Bêbedo ou bêbado « Bege, beje ou beige » Bem-estar ou bem estar »