Baiano ou bahiano

A forma correta de escrita da palavra é baiano. A palavra bahiano está errada. Devemos utilizar o gentílico baiano sempre que quisermos referir uma pessoa que nasceu na Bahia ou qualquer coisa típica ou relativa à Bahia e a seu povo. Com um sentido mais alargado, a palavra baiano indica também alguém nascido ou algo típico de Salvador, sendo sinônimo de soteropolitano, bem como alguém nascido em qualquer estado do Norte do Brasil, sendo sinônimo de nortista. Com sentido pejorativo, a palavra baiano se refere a um caipira, capiau, matuto, interiorano, jeca, roceiro, simplório, entre outros. Baiano pode significar ainda uma dança popular, também chamada de baião ou choradinho.

Gentílicos ou adjetivos pátrios são palavras que nomeiam as pessoas conforme o local onde nascem ou vivem. Existem, no português, vários sufixos usados comumente para a formação de gentílicos, como: -ense, -aco, - ano, -ista, -eiro, -enho,… entre outros. A palavra baiano é formada assim por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo –ano à palavra Bahia: Bahia + - ano.

O Formulário Ortográfico aprovado pela Academia Brasileira de Letras, datado de 1943, refere que todos os topônimos deverão manter suas grafias já consagradas pelo uso, mesmo que em desacordo com as regras do português, como Bahia, mas que os compostos e derivados desses topônimos deverão ser escritos de acordo com as regras da língua, como baiano, baianismo, coleiro-baiano,…

Exemplos:
Minha mãe é carioca mas eu sou baiano.
Esse ano vou para Salvador me divertir no Carnaval baiano.
Olha aquele baiano que acabou de chegar do interior.

Palavra Relacionada: baiano.

Dúvidas Relacionadas

« Azar ou asar « Baiano ou bahiano » Bandeja ou bandeija »