Assessoria ou acessoria

A forma correta de escrita da palavra é assessoria. A palavra acessoria está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino assessoria sempre que quisermos referir a ação de assessorar, sendo sinônimo de assistência, ajuda, secretariado, auxílio, entre outros. Refere-se também ao órgão ou grupo de especialistas que assessoram, ou seja, ao assessoramento, bem como ao cargo de assessor, ou seja, o assessorado. 

Exemplos:

  • Por favor, estou precisando de sua assessoria.
  • A assessoria da universidade não forneceu informações sobre o ocorrido.
  • Fui contratada para um trabalho de assessoria naquela empresa.

Assessoria é uma palavra formada por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo –ia ao substantivo assessor: assessor + -ia. O sufixo nominal -ia forma um substantivo a partir de um substantivo e sugere uma profissão, uma atividade ou o lugar onde se exerce essa profissão. 

A palavra assessor, por sua vez, tem origem na palavra em latim assessore, devendo assim ser escrita com o dígrafo ss duas vezes. Também com ss deverão ser escritas as palavras cognatas de assessor, como assessoria, assessorar, assessorado, assessoramento, assessório e assessorial.

Atenção!
Embora não exista a palavra acessoria, existe o adjetivo acessória, forma feminina do adjetivo acessório, sinônima de secundária, dispensável, anexa, adicional, suplementar, entre outras.

Palavra Relacionada: assessoria.

Dúvidas Relacionadas